O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi apresentado, no último dia 29 de agosto, ao Conselho Estadual de Educação (CEE/MA) em uma sessão que destacou o seu impacto e a abrangência.
Na ocasião, a coordenadora geral do Programa, Maria Goretti Carvalho, o Vice-coordenador, Fernando Moucherek, e o Coordenador de Estágios, Práticas e TCC, Weyffson Luso, representaram a Uema.
O Programa Ensinar tem como objetivo a formação de professores para atuar na educação básica, capacitando-os com conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos. A coordenadora Maria Goretti Carvalho ressaltou a relevância da iniciativa, que busca promover uma educação de qualidade, conectada aos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento, em um constante diálogo entre diferentes perspectivas. “Esses professores são nossos. Ficamos muito felizes ao ouvir relatos de alunos que, graças ao Ensinar, puderam cursar a graduação em suas cidades, sem precisar se deslocar para outras regiões e enfrentar dificuldades. Estamos presentes em 50 municípios, mas a abrangência do programa atinge mais de 100 municípios e até outros estados, como Piauí, Pernambuco e Bahia”, destacou.
Durante a apresentação, o programa foi amplamente elogiado pelos conselheiros presentes. Sonia Maria Corrêa Pereira Mugschl ressaltou a itinerância da universidade, que leva o conhecimento diretamente às comunidades: “Estamos todos encantados com essa universidade abundante, que não só oferece cursos, mas vai aonde o povo está. É uma universidade itinerante, apaixonada pelo que faz”, disse.
A conselheira Maria Vitória Boulças Bahia Silva reforçou a importância do Ensinar para a formação de professores habilitados, especialmente em regiões onde há escassez de profissionais: “A falta de professores habilitados é uma realidade. Com a oportunidade que o Ensinar oferece, as escolas têm a chance de contar com professores realmente preparados para a função”, frisou.
O conselheiro Roberto Mauro Gurgel Rocha expressou sua satisfação em participar da reunião e destacou a importância da adaptação da universidade às necessidades da população: “A educação superior se destaca quando se adequa às necessidades da população e promove uma formação crítica. O Ensinar é um exemplo de como estar presente onde a educação é mais necessária”.
O Presidente do CEE/MA, Geraldo Castro Sobrinho, finalizou a sessão com palavras de admiração e gratidão: “Foi uma honra imensa conhecer esse projeto. Nosso coração fica mais feliz ao encontrar uma iniciativa como essa na arte de educar”, concluiu.
Atualmente, o Programa Ensinar está presente em 50 polos, ofertando cursos durante os fins de semana de forma presencial, sendo eles: Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura e Química Licenciatura.
O Programa Ensinar reafirma o compromisso da Uema com a educação no Maranhão, levando oportunidades de formação a professores e impactando diretamente a qualidade da educação básica no estado.
Mín. 22° Máx. 35°