Servidores da Polícia Civil de Roraima (PCRR) participaram da primeira edição do Curso de Investigação Policial Aplicada à Busca e Localização de Pessoas Desaparecidas, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília, de 29 de julho a 2 de agosto. O curso, que visa tornar o processo de busca mais rápido e eficiente, abordou desde o atendimento às famílias até os encaminhamentos pós-localização.
Representando a PCRR, o delegado Marcus Albano e o chefe do Núcleo de Investigação de Pessoa Desaparecida (NIPD), Edson Montalvão, destacaram a importância do evento. "Nossa presença foi extremamente importante para o desenvolvimento de técnicas e estratégias eficazes para enfrentar desafios com maior eficiência e precisão," afirmou o delegado Marcus Albano.
Elaborada por um grupo multidisciplinar de profissionais, a capacitação foi baseada nas diretrizes do Caderno Temático de Referência: Busca de Pessoas Desaparecidas e Investigação de Desaparecimento de Pessoas, publicado pelo MJSP em dezembro de 2023. Este material pioneiro serviu como base para a estruturação do curso, garantindo uma atualização valiosa sobre procedimentos avançados e melhores práticas no campo da investigação.
"O curso proporcionou uma atualização sobre todos os procedimentos mais avançados e as melhores práticas no campo da investigação e operação de busca. É um passo significativo para a nossa Polícia Civil," destacou Albano.
A capacitação contou com a participação de policiais de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Está prevista mais uma edição do curso para 2024, com a participação de mais 40 policiais das Forças de Segurança. Para 2025, o MJSP planeja ministrar outras cinco edições da capacitação, ampliando ainda mais o alcance desta importante iniciativa.
A participação dos servidores da PCRR neste curso reflete o compromisso da instituição em aprimorar suas técnicas e estratégias, garantindo uma resposta rápida e eficiente na busca e localização de pessoas desaparecidas, contribuindo para a segurança da população de Roraima.
Mín. 22° Máx. 35°