Antes de te contar quais são esses apps, uma coisa é fato: é preciso desmistificar de que dinheiro é um problema, um assunto complicado ou uma pauta somente para empresários. O tema é necessário a todos e, com esse intuito, nada melhor do que conhecer algumas práticas para que você comece a organizar as suas finanças hoje mesmo. Assim, se você for capaz de se planejar mesmo com seu primeiro salário, estará encaminhado para se tornar um profissional com consciência financeira em alguns anos! Legal, né?
Abaixo, confira 5 aplicativos selecionados pelo Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, para começar a organizar suas finanças:
Não tem erro: o Mobills possui uma ótima usabilidade, que atrai milhares de pessoas que buscam organizar a vida financeira. Ele conta com um recurso bastante diferenciado dos demais, que é a geolocalização de gastos, que facilita o entendimento sobre qual região você costuma gastar mais, como perto de casa, perto do trabalho ou qualquer outra localização específica. Além disso, o app dispõe de uma funcionalidade de planejamento financeiro dividida em categorias, nas quais você consegue atribuir tetos mensais de gastos para cada uma. Está disponível gratuitamente, mas também é possível escolher o plano premium da conta, sendo o primeiro mais restrito aos lançamentos de despesas e, o segundo, de uso ilimitado. Pode ser encontrado nas lojas de aplicativos para Android, iOS e versão web.
Caso você esteja à procura de um organizador que integra com os demais aplicativos de finanças do seu celular, o Guiabolso é o ideal. Esse app ganha destaque por integrar contas bancárias e cartões de crédito, facilitando a administração das suas finanças em uma única plataforma. Outro ponto de relevância é a comparação que ele traz a respeito do índice financeiro de outros usuários com o mesmo perfil que o seu, ajudando para a criação do seu parâmetro de média de despesas e de organização. O Guiabolso está disponível para Android e iOS.
Como o próprio nome já diz, o Minhas Economias é voltado para o controle de gastos pessoais. Com todas as facilidades dos demais aplicativos de finanças acima, o diferencial se dá no recurso para quem precisa se planejar para o futuro. É bem simples: suponhamos que você queira dar entrada em um imóvel, certo? Com esse aplicativo, é possível definir o orçamento total para isso e acompanhar todo o seu programa para chegar até a meta estabelecida. O Minhas Economias está disponível para Android e iOS.
Por meio de estratégias da gameficação, o app oferece jogos e desafios em formato de quiz, que abordam assuntos como consumo consciente, economia, matemática, finanças, segurança etc. O que chama a atenção é a forma dinâmica com que o Blu educa os usuários quanto à valorização do trabalho, à organização do próprio dinheiro, à disciplina e à autonomia, pontos imprescindíveis para uma educação financeira de qualidade. O app está disponível para Android e iOS.
Com mais de dois milhões de usuários, o Organizze ajuda quem deseja criar metas pessoais focando em economia, podendo identificar claramente para onde o seu dinheiro está indo e priorizando setores de gastos. O app também permite a integração de contas bancárias e cartões, além da usabilidade ser bastante intuitiva, o que atrai ainda mais as pessoas. No Organizze, você consegue controlar o seu dinheiro com praticidade, tendo acesso a relatórios mensais que criam alertas de gastos, além de poder salvar todos os dados em nuvem. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Caso queira conferir mais aplicativos de finanças, incluindo alguns que podem te ajudar a fazer seus primeiros investimentos, confira o blog do Pravaler.