Nesta segunda-feira, 8, o Governo de Roraima começou a abastecer as unidades de ensino com produtos da merenda escolar para o início do segundo semestre letivo. Atualmente, os estudantes da rede estadual estão em período de férias, com retorno das aulas previsto para o dia 22 de julho.
A distribuição dos gêneros alimentícios está sendo realizada pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed), por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DAE). O setor segue um cronograma rigoroso para garantir que todas as escolas estaduais sejam atendidas de forma eficiente.
A primeira rota de entrega dos produtos será para a região Sul do Estado, contemplando escolas localizadas nos municípios de Mucajaí, Caracaraí, Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Caroebe. “Estamos encaminhando nesta rota mais de 10 toneladas de proteínas, entre elas carne e frango, sardinha, além de outros gêneros como arroz, farinha, leite e açúcar, tudo para garantir uma alimentação saudável e balanceada para os alunos da rede”, explicou Phelipe Gama, chefe da Divisão de Alimentação do DAE.
Entre os gêneros entregues também estão achocolatados, biscoitos, extrato de tomate, feijão, flocos de milho, macarrão, óleo de soja, sal, vinagre, coloral, margarina e mel de abelha. Esses gêneros são planejados para atender a demanda de 30 dias letivos.
A entrega no Sul do Estado ocorrerá até sexta-feira, 12. Seguindo o cronograma, de terça, 9 a sexta, 12, será a rota para o município de Bonfim. De 15 a 19, Amajari, Pacaraima e a zona rural de Boa Vista serão atendidos. Na sequência, entre os dias 22 a 24, a distribuição ocorrerá no Cantá. No período de 23 a 27 de julho, será a vez de Uiramutã, finalizando com Normandia e Alto Alegre entre 29 de julho a 3 de agosto.
Uma novidade na distribuição dos gêneros alimentícios para este segundo semestre é o acompanhamento de nutricionistas em todas as rotas, seja no interior, nas comunidades indígenas ou na capital. “A equipe de nutricionistas do DAE vai acompanhar mais de perto a entrega dos alimentos e fazer o acompanhamento com a elaboração do novo cardápio, identificando o valor nutricional de cada preparação através de macro e micro nutrientes, demonstrando a importância e a qualidade da alimentação da rede de ensino”, explicou o nutricionista Mailson Maciel.
No mês passado, o Governo de Roraima contratou 14 nutricionistas por meio de processo seletivo para atender a rede estadual de ensino. Esses profissionais são essenciais para o acompanhamento da merenda escolar, desde a realização de per capita, elaboração de cardápios e orientações aos profissionais de copa e cozinha quanto ao manuseio, armazenamento e preparo das refeições.