Criar um site rentável não é fácil, especialmente se você estiver pensando em obter o maior lucro possível dentro de um curto espaço de tempo. No entanto, cumprindo as etapas e procedimentos corretos, é possível até mesmo para um iniciante colocar de pé um bom site com grande potencial para começar.
O primeiro passo para determinar se um site vale a pena o investimento é pelo número de fluxos de renda que ele tem. A maioria dos sites tem mais de um canal de renda, como o anúncio Pay-Per-Click (Google Adsense, etc), programas de pagamento por ação ou venda de produtos próprios.
Sendo assim, basicamente o primeiro passo consiste em analisar os canais atuais pelos quais você pretende fazer uma renda extra e ver se você pode expandir ou adicionar outras fontes de ganhos. Nunca confie apenas em uma fonte de renda para um site.
O segundo passo é descobrir de onde vem o tráfego. A maioria dos sites deve ter uma quantidade saudável de tráfego constante dos motores de busca, seguida por sites de bookmarking social ou visitantes regulares.
Busque saber se a maior parte do tráfego estiver vindo dos mecanismos de busca e levante/pesquise quais são as palavras-chave que geraram o tráfego. Experimente as palavras-chave nos motores de busca e confira os rankings do mecanismo de busca do site.
Se você gerencia o site de um cliente, também deve verificar com o proprietário quais são os principais mecanismos de pesquisa que direcionam o tráfego para o site. Com essas informações, verifique o esforço de otimização na página do site e você pode ter mais ideias para melhorias depois de comprá-lo.
O próximo passo é destacar as áreas de possíveis melhorias do site. Se você puder lançar pelo menos duas correções rápidas no site que possam aumentar o valor criado para os visitantes, o tráfego para o site aumentará chegando inevitavelmente ao nível da sustentabilidade financeira. Melhor dizendo, você terá uma máquina azeitada para construir uma renda extra.
Por exemplo, se você puder incluir uma ferramenta on-line para calcular o saldo financeiro de uma pessoa em um blog financeiro, isso provavelmente beneficiaria todos os seus leitores a longo prazo.
A quarta etapa é verificar os links de volta para o site que você está interessado em criar. É altamente recomendável usar o analisador de backlinks do Yahoo para verificar backlinks, uma vez que exibe quase todas as páginas vinculadas ao site. Você pode querer usar o analisador alimentado pelo Yahoo em USESEO.com.
Esse tema da otimização de sites para buscadores de forma a transformar a página numa fonte de renda para seu proprietário é bastante amplo e não cabe num único artigo. Teremos que voltar a esse assunto, mais adiante.
*Luiz Valério é editor-chefe e proprietário do Portal Roraima na Rede e especialista em Marketing Digital.
Mín. 23° Máx. 30°