Os moradores do Bonfim já podem se preparar para reforçar os cuidados com a saúde. Nesta sexta-feira, 6, O Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), levará serviços especializados para as famílias que vivem na região.
A expectativa da ação é realizar no mínimo 360 atendimentos, no Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José de Alcântara, na sede do município, das 08h às 12h.
Os moradores serão atendidos por seis médicos, sendo oftalmologista, com óticas onde os moradores podem escolher a armação, caso tenha sido prescrito o uso de óculos; Ginecologista com exames de ultrassom para gestantes e Cardiologista com exames de eletrocardiogramas e Pediatra.
Serão realizados também testes de Sífilis, HIV e Hepatites B e C. E por meio da parceria com a prefeitura do município será intensificada a imunização contra a covid-19.
Os serviços fazem parte do Projeto Saúde Itinerante, executado pelo Departamento de Política de Saúde Itinerante, que integra a Coordenadoria Geral de Atenção Especializada. Desde a retomada no mês de maio, 5.520 atendimentos foram realizados em todos os municípios, sendo 4.000 consultas e 1.520 óculos já foram prescritos e estão sendo entregues conforme o prazo de 60 dias para confecção.
De acordo com o diretor do DPSI, Diego Mota, ofertar essas especialidades durante as ações tem sido fundamental, em um único dia os moradores podem passar por diversas especialidades sem precisar se deslocar até a Capital.
“Em Bonfim o agendamento prévio de especialidades pode ser realizado na própria Secretaria de Saúde do município e essa será a grande marca dessa vez, pois o Governo do estado tem reforçado cada vez mais o trabalho integrado com as prefeituras para que os resultados de ações como essa sejam eficazes e produtivos”, explicou.
Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, com o projeto é possível diminuir cada vez mais as dificuldades de acesso à saúde em localidades distantes.
“Sabemos da dificuldade que é para as pessoas do interior terem acesso até mesmo aos serviços simples de saúde. Por isso estamos levando consultas e exames aos municípios, para que os moradores não precisem ir tão longe em busca de serviços especializados", complementou.