Segunda, 14 de Outubro de 2024
24°C 37°C
Boa Vista, RR

Conexões Matemáticas

O “inferno astral” dos imigrantes digitais!
TECNOLOGIA NA ESCOLA Há 1 ano Em Conexões Matemáticas

O “inferno astral” dos imigrantes digitais!

O medo de ser substituído por um computador em sala de aula, foi superado ao percebermos que não éramos o alvo. Na verdade, o alvo são os estudantes, a demência social, a cretinice da massa para domínio e submissão a um sistema! Existem várias formas de desconfigurar a função social do professor. A mais violenta pode ser desvirtualizar a educação de uma geração, tornando a escola irrelevante para os estudantes e enfraquecendo a função do professor. Presume-se urgência de inovação no paradigma escolar que é persistente em seus “modus operandi” e que me parece repousar num berço esplêndido dos ideais capitalistas, dignos das escolas jesuíta, praticado no período do Brasil colônia, século XV! (Reflexões expressas do autor)
Não há receita pronta. Cada um faz seu caminho!
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 1 ano Em Conexões Matemáticas

Não há receita pronta. Cada um faz seu caminho!

À guisa de introdução, a coluna de hoje apresenta uma resposta dada à seguinte questão: “Onde pretendemos chegar com os projetos de pesquisa em educação matemática”? Esta pergunta foi o tema da palestra de encerramento do I Encontro de Projetos de Pesquisa em Educação Matemática, encomendada pelo Departamento de Matemática (DMAT), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para o dia 18 de maio de 2023.
Os números não mentem!
MATEMÁTICA APLICADA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Os números não mentem!

Há três tipo de mentira; a mentira, a mentira suja e a estatística. (Benjamin Disraeli, s/d).
O combinado não sai caro!
ENSINO DA MATEMÁTICA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

O combinado não sai caro!

O sucesso no estudo da matemática está garantido àqueles que tão somente entenderem a matemática como um campo de conceito que são comunicados por meio de registros específicos com uso de uma linguagem própria.
O fantasma pode estar na sua sala
ENSINO DA MATEMÁTICA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

O fantasma pode estar na sua sala

A procrastinação é o padrão de comportamento que uma vez estabelecido, nos determina diante de uma situação de escolha entre um prazer e uma ação de importância.
Pegue a visão e evite o stress
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Pegue a visão e evite o stress

É necessário realizar uma abordagem crítica da conjuntura comportamental dos adolescentes, no ambiente escolar.
Parece ridículo, mas é verdade!
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Parece ridículo, mas é verdade!

O projeto da Matemática Moderna era encantador. Organizava o currículo a partir da teoria dos conjuntos numéricos de modo sistêmico e lógico.
Para destruir o monstro é preciso simplificar
EDUCAÇÃO Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Para destruir o monstro é preciso simplificar

A matemática tem as suas valências ontológicas, bem como, seus substratos de valências.
Metodologias Ativadoras: uma proposta para além da atuação do sujeito
EDUCAÇÃO Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Metodologias Ativadoras: uma proposta para além da atuação do sujeito

“Para o ensino de matemática não servem metodologia “Ativa” a modos sensacionais da pedagogia da “Escola Ativa”. É necessário que o professor evolua em termos, e supere as metodologias ativa, concebendo assim, para a sua prática docente, <> do protagonismo do estudante. Capazes de garantirem o sucesso estudantil, no ensino da Matemática”.
Para o ensino de Matemática: metodologias
EDUCAÇÃO Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Para o ensino de Matemática: metodologias "ativas" ou "ativadoras"

A metodologia do ensino da matemática tem um caráter singular. É diferente. Não deveria ser tratada como igual às demais.
É preciso desenvolver o pensamento mais eloquente, mais elegante e mais útil nos estudantes
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

É preciso desenvolver o pensamento mais eloquente, mais elegante e mais útil nos estudantes

Nesta continuação do artigo "Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas", o professor Rossiter Ambrósio segue sua reflexão sobre o verdadeiro papel do professor e da escola no ensino de Matemática
Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas
EDUCAÇÃO Há 2 anos Em Conexões Matemáticas

Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas

Estamos efetivamente reconhecendo na educação a importância de várias culturas e tradições na formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar. (D’AMBRÓSIO, 2001, p. 46).
Conexões Matemáticas
Sobre o blog/coluna
A Matemática aplicada à sua vida pelo Professor Rossiter Ambrósio.
Boa Vista, RR
26°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

27° Sensação
1.54km/h Vento
74% Umidade
1% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
06h50 Pôr do sol
Ter 37° 24°
Qua 36° 25°
Qui 36° 25°
Sex 36° 24°
Sáb 36° 25°
Atualizado às 01h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,61 +0,00%
Euro
R$ 6,14 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,72%
Bitcoin
R$ 383,144,18 +2,15%
Ibovespa
129,992,29 pts -0.28%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias