Sábado, 18 de Janeiro de 2025
24°C 36°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Conexões Matemáticas

Matemática vai muito além das contas! Ela ajuda você a planejar, decidir e prosperar. Descubra como aplicar essa ferramenta poderosa no seu dia a dia!
APRENDA MATEMÁTICA Há 1 mês

Aprenda essa ferramenta poderosa e construa um futuro mais próspero

Descubra como a matemática pode transformar sua vida, ajudando a tomar decisões melhores, planejar o futuro e construir uma vida mais segura e próspera.

Matemática simplificada: com as técnicas certas, gráficos e conexões fluem de forma natural para o aprendizado.
APRENDA MATEMÁTICA Há 1 mês

Descubra como aprender matemática de forma simples e eficiente

O professor e mestre em Matemática, Rossiter Ambrósio, retoma sua coluna aqui no portal ensinando técnicas eficazes para o aprendizado de matemática.

Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA NA ESCOLA Há 2 anos

O “inferno astral” dos imigrantes digitais!

O medo de ser substituído por um computador em sala de aula, foi superado ao percebermos que não éramos o alvo. Na verdade, o alvo são os estudantes, a demência social, a cretinice da massa para domínio e submissão a um sistema! Existem várias formas de desconfigurar a função social do professor. A mais violenta pode ser desvirtualizar a educação de uma geração, tornando a escola irrelevante para os estudantes e enfraquecendo a função do professor. Presume-se urgência de inovação no paradigma escolar que é persistente em seus “modus operandi” e que me parece repousar num berço esplêndido dos ideais capitalistas, dignos das escolas jesuíta, praticado no período do Brasil colônia, século XV! (Reflexões expressas do autor)

Foto: Senado Federal
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

Não há receita pronta. Cada um faz seu caminho!

À guisa de introdução, a coluna de hoje apresenta uma resposta dada à seguinte questão: “Onde pretendemos chegar com os projetos de pesquisa em educação matemática”? Esta pergunta foi o tema da palestra de encerramento do I Encontro de Projetos de Pesquisa em Educação Matemática, encomendada pelo Departamento de Matemática (DMAT), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para o dia 18 de maio de 2023.

Imagem de Alicja por Pixabay
MATEMÁTICA APLICADA Há 2 anos

Os números não mentem!

Há três tipo de mentira; a mentira, a mentira suja e a estatística. (Benjamin Disraeli, s/d).

Foto: Reprodução/Internet
ENSINO DA MATEMÁTICA Há 2 anos

O combinado não sai caro!

O sucesso no estudo da matemática está garantido àqueles que tão somente entenderem a matemática como um campo de conceito que são comunicados por meio de registros específicos com uso de uma linguagem própria.

Foto: Rossiter Ambrósio
ENSINO DA MATEMÁTICA Há 2 anos

O fantasma pode estar na sua sala

A procrastinação é o padrão de comportamento que uma vez estabelecido, nos determina diante de uma situação de escolha entre um prazer e uma ação de importância.

Foto: Professor Rossiter Ambrósio
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

Pegue a visão e evite o stress

É necessário realizar uma abordagem crítica da conjuntura comportamental dos adolescentes, no ambiente escolar.

Foto: Situação de sala de aula, durante uma atividade de Matemática
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

Parece ridículo, mas é verdade!

O projeto da Matemática Moderna era encantador. Organizava o currículo a partir da teoria dos conjuntos numéricos de modo sistêmico e lógico.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
EDUCAÇÃO Há 2 anos

Para destruir o monstro é preciso simplificar

A matemática tem as suas valências ontológicas, bem como, seus substratos de valências.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
EDUCAÇÃO Há 2 anos

Metodologias Ativadoras: uma proposta para além da atuação do sujeito

“Para o ensino de matemática não servem metodologia “Ativa” a modos sensacionais da pedagogia da “Escola Ativa”. É necessário que o professor evolua em termos, e supere as metodologias ativa, concebendo assim, para a sua prática docente, <> do protagonismo do estudante. Capazes de garantirem o sucesso estudantil, no ensino da Matemática”.

Imagem de Chuk Yong por Pixabay
EDUCAÇÃO Há 2 anos

Para o ensino de Matemática: metodologias "ativas" ou "ativadoras"

A metodologia do ensino da matemática tem um caráter singular. É diferente. Não deveria ser tratada como igual às demais.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
ENSINO DE MATEMÁTICA Há 2 anos

É preciso desenvolver o pensamento mais eloquente, mais elegante e mais útil nos estudantes

Nesta continuação do artigo "Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas", o professor Rossiter Ambrósio segue sua reflexão sobre o verdadeiro papel do professor e da escola no ensino de Matemática

Em muitas escolas, o ensino de matemática é encarado como uma ação docente cuja finalidade é simplesmente ensinar fazer contas Foto: Pixabay
EDUCAÇÃO Há 2 anos

Evasão escolar no Ensino Médio: falha no currículo e ausência de políticas públicas

Estamos efetivamente reconhecendo na educação a importância de várias culturas e tradições na formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar. (D’AMBRÓSIO, 2001, p. 46).

Conexões Matemáticas
Conexões Matemáticas
A Matemática aplicada à sua vida pelo Professor Rossiter Ambrósio.
Boa Vista, RR
24°
Tempo limpo
Mín. 24° Máx. 36°
24° Sensação
3.09 km/h Vento
69% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h13 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Domingo
36° 26°
Segunda
36° 24°
Terça
36° 24°
Quarta
36° 23°
Quinta
36° 26°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 6,06 -0,10%
Euro
R$ 6,22 -0,18%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 662,667,81 -1,81%
Ibovespa
122,350,38 pts 0.92%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade